quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ficou com curiosidade com o dado zine?



calma-calma, logo tô publicando instruções mais detalhadas e mais específicas pro meu zine!

aliás, esse zine é o começo de uma série
e tudo vai virar um rolezão de educação [em escolas e tutoriais pra fomentar autodidatismo e livre conhecimento]

tudo copyleft/copyfight, lógico!
libre como deve ser
zine open source!
open zine!
zine livre!

.
se você está usando ou pensa em usar pra fins educacionais ou de qualquer tipo, comente aí e entra em contato! estou super curioso pra saber o que você pensa e em como posso contribuir.

o material detalhado será construído como/a partir documentação das oficinas e ações que rolarem nesse sentido. afinal todo código tem que ser comentado.

.
a ideia do origami é um lacre para a leitura
originalmente a ideia era deixar o leitor se fod... quer dizer, deixar a pessoa à própria sorte, na impossibilidade de refazer o que foi destruído para o consumo da poesia [refeição]

mas depois de muito mimimi... quer dizer, muitos pedidos e curiosidade, vi que fazia sentido transformar isso em algo mais rico:
aí além da ideia de associar isso com todo um sentido e lugar performático [o que tenho achado divertidíssimo no caso do dado]
pensei também nessa questão da produção e transmissão de conhecimento

.
.
aqui ó de onde vem o origami:

(engraçado que juro que não tinha visto a imagem do origami de cubo pintado de dado no livro, juro-juro, mas de todo jeito é uma ideia óbvia)

veja o vídeo do origami e saca esse livro:
http://youtu.be/7vXVblyJnqY?t=30s

ficou em dúvida?
ou quer só remontar o zine pra ficar bonito na estante?
https://www.youtube.com/watch?v=_Zq5mqZ2IwI

baixe o livro aqui! :
http://gen ZZZ
.lib  ZZZZZZ
.rus ZZZZ
.ec/ ZZZ
book/ ZZZ
index.php?md5=3B7 ZZZZ
DA5D40AA2CDFCF ZZZZZ
C1812765B06D163
[tirando as quebras de linha e os ZZZ]
[tô doido pra ler]
[pode me agradecer]

o livro na amazon:
http://www.amazon.com/Origami-Connoisseur-Kunihiko-Kasahara/dp/4817090022

Um comentário:

  1. A ideia é uma oficina [de tamanho e conteúdo variável] que a emen(t)(d)a vai tocar os seguintes tópicos:

    * poesia: prática e distorção da linguagem, fazer poético, escrita&oralidade, etc
    * edição/publicação independente: toques&dicas, cenário (na rmbh), práticas, estéticas, etc. organização, diagramação [colagem, indesign &etc], montagem, acabamento, erros comuns, etc. distribuição!
    * performance: objetos na performance, fusão do faça-você-mesmx entre escrita, publicação, performance, declamação, etc.
    * origamis! =] fundamentos & prática, boas práticas
    * origami & matemática[gemotria&etc]: tipos de dobras, bidimensionalidade, tridimensionalidade, poliedros [tipos, propriedades, etc, planificação!], identidades matemáticas [semelhanças, coisas "como fazer um triângulo em um quadrado" [que não sei classificar], identidades trigonométricas, enfim, coisa pra danar]
    * origami & raciocínio algorítmico: [essa é a parte mais divertida!!! nossa, tô aqui arrepiando de imaginar] um algoritmo é uma sequência de instruções (com decisões condicionais e repetições de módulos [desde o laço à programação orientada a objetos e tudo mais], mas essencialmente "uma sequência de instruções"). uma receita de bolo é um algoritmo. um origami é um algoritmo. provocar/desenvolver o raciocínio algorítmico a partir do origami. isso é a base da programação de computadores, que pode ser introduzida em (con)sequência. inclusive prática [a pessoa sair capaz de fazer um programa de computador]!! inclusive programação física [arduino&coisas do tipo]!!

    subconjuntos dos conteúdos podem e serão feitos conforme contexto. mas seria muito legal desenvolver o todo também.

    tudo será pautado na minha experiência e trajetória pessoal, de vários rolês. sou praticamente autodidata [ou ultra plurididata, definiria melhor]. a provocação/proposição será absolutamente não hierárquica, pautando sempre por experiências didáticas que fomentem a autonomia e o entusiasmo e o aprendizado por método pessoal. a conversa no estilo "eu faço assim. isso dá certo, isso outro não [aquilo outro já não sei]". serei o principal aprendiz.

    ResponderExcluir

lave











metâmero

Creative Commons License
cárdeo [e todo o conteúdo, exceto quando citado de outrx autorx] de marcos assis está licenciado por creative commons atribuição-uso não-comercial-compartilhamento pela mesma licença 2.5 brasil